Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí prorroga emergência devido a aumento de focos de peste suína clássica

Neste ano, foram contabilizados 10 focos da doença em vários municípios do Norte do estado.


O Piauí anunciou a prorrogação por mais 180 dias do decreto de emergência zoossanitária contra a peste suína clássica (PSC) em todo o seu território. A medida foi tomada em resposta ao aumento dos casos registrados nos últimos meses.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), foram contabilizados 10 focos da doença desde o início do ano, com 73 animais sacrificados. Os municípios de São José do Divino, Capitão de Campos e Piripiri, localizados na região norte do estado, foram os mais afetados.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilFocos de peste suína clássica.
Focos de peste suína clássica.

A região norte do Piauí é conhecida por sua alta densidade de rebanhos suínos e pelo sistema de criação extensivo, fatores que contribuem para a propagação do vírus da PSC. O gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, ressaltou a importância de medidas urgentes para controlar a situação.

“Essa concentração de focos deve-se principalmente ao fato dessa região concentrar a maior densidade de rebanhos suínos do Piauí, além do sistema de criação ser extensivo, o que contribui para a disseminação do vírus entre animais e dificulta as ações de controle da doença”, explica o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura. 

O secretário da Secretaria de Agricultura Familiar (Sada), Fábio Abreu, explicou que o decreto de emergência facilita a implementação de ações para conter a disseminação da PSC e permite a alocação de recursos financeiros para o combate à doença.

Apesar dos esforços, o Piauí permanece entre os sete estados do Nordeste considerados zona não livre para a PSC. O objetivo do governo é seguir o exemplo de outras regiões do país que já obtiveram o status de zona livre da doença.

Além da prorrogação do decreto, a Sada e a Adapi estão trabalhando em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na elaboração de um plano estratégico de vacinação dos suínos no estado. O plano visa controlar e, eventualmente, erradicar a PSC no Piauí, contribuindo para a proteção da saúde animal e dos produtores rurais.

Comente