Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí confirma segunda morte por dengue em 2024; paciente tinha comorbidades

São dois óbitos por dengue, em duas semanas, no município.


Um homem de 51 anos com comorbidades, morador do município de Bom Jesus, é a segunda vítima da dengue no Piauí. O óbito foi confirmado na manhã desta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O órgão afirmou ainda ter recomendado, em reunião, a utilização de Carro Fumacê no município de Bom Jesus, com o apoio da equipe de nível central, visando a redução dos casos. 

Foto: Reprodução/InternetMosquito da dengue
Mosquito da dengue

A primeira morte foi confirmada no dia 07 de março. A vitima é um jovem de 26 anos, que também residia na cidade de Bom Jesus. 

Números

Até o momento, foram contabilizados 3.057 casos prováveis de dengue, onde 1.651 casos foram confirmados. 284 foram encerrados por critério  laboratorial. O município de Bom Jesus registrou de 674 casos prováveis e 284 confirmados por critério laboratorial.

Sintomas e cuidados

A secretaria reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

- febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
- dor de cabeça
-  dor no corpo
- dor nas articulações
- mal-estar geral
- náusea
- vômito
- diarreia
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Comente