Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Novos médicos chegam ao Piauí para reforçar atendimento em áreas carentes

Profissionais formados fora do país vão atuar em três cidades do sul do estado.


Três cidades do sul do Piauí vão ganhar reforço no atendimento básico de saúde. Gilbués, Morro Cabeça no Tempo e São Gonçalo do Gurgueia vão receber médicos formados no exterior por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Esses profissionais fazem parte de um grupo que passou por um treinamento obrigatório chamado Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), voltado para quem estudou fora do Brasil. O curso terminou no início de abril e habilitou os médicos para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Reprodução/ Agência BrasilPrograma Mais Médicos.
Programa Mais Médicos.

A chegada desses profissionais faz parte de uma estratégia nacional do Ministério da Saúde para levar atendimento médico a regiões mais isoladas, onde há dificuldade em manter equipes completas. No total, 407 médicos foram aprovados e estão sendo distribuídos por vários estados, inclusive o Piauí.

No estado, o Mais Médicos tem hoje mais de 500 vagas ativas, com atuação em quase todos os municípios. Cerca de 1 milhão de piauienses são atendidos por médicos do programa. Além desse reforço, o Piauí também foi incluído no primeiro edital de 2025 do programa, com previsão de mais 53 novos médicos nos próximos meses.

Comente