Novas ambulâncias do Samu serão destinadas a seis municípios do Piauí
Investimento de R$ 89 milhões faz parte do Novo PAC.
Seis municípios do Piauí receberão novas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A distribuição das ambulâncias é parte dos investimentos do Governo Federal, que destinou R$ 89 milhões através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios beneficiados no Piauí são Caracol, Elesbão Veloso, Júlio Borges, Arraial, Santo Inácio do Piauí e Parnaíba.
As novas viaturas substituirão ambulâncias com mais de seis anos de uso. A meta do governo é que, até 2025, apenas veículos com até cinco anos de uso estejam em operação. A entrega das ambulâncias no Piauí faz parte de uma iniciativa maior que contempla 1.780 novas viaturas para 248 municípios em 24 estados.
O presidente Lula destacou a importância da renovação da frota do Samu. “Como você pode imaginar ficar 10 anos sem renovar a frota do Samu? Porque uma ambulância tem que estar bem de manutenção, ela tem que estar boa. A hora que ligar o motor, ela tem que pegar. Então, nós resolvemos, depois de um longo e tenebroso inverno, renovar outra vez a frota do Samu,” afirmou o presidente.
O Samu é um componente da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço pode ser acessado pelo telefone 192, oferecendo orientações e enviando veículos tripulados por equipes especializadas.