Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mulher diagnosticada com Covid-19 morre em Teresina

A FMS informou que a causa da morte não será divulgada.


Uma mulher, cuja identidade não foi revelada, testada positiva para Covid-19, veio a óbito na noite da última sexta-feira (15), no Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ao Correio Piauiense que a causa da morte não será divulgada, respeitando a privacidade da família. Todas as precauções relacionadas aos pacientes e aos profissionais de saúde foram rigorosamente seguidas.

Foto: Reprodução/ AscomHospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo.
Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) ficará encarregada da investigação do caso, embora ainda não haja confirmação se a morte foi decorrente da doença.

Dados Atuais

De acordo com o relatório da Sesapi, houve um aumento significativo de notificações na última semana, totalizando 30 casos. O Piauí contabiliza até o momento 8.398 óbitos e 433.695 infecções por Covid-19. Teresina, especificamente, registrou 144.553 casos e 3.030 óbitos.

Órgãos de vigilância do Piauí estão em alerta mesmo sem registros de novas sublinhagens da Covid-19

Apesar da ausência de casos registrados no Piauí das duas novas sublinhagens da variante JN.1 e JG.3, que já circulam pelo Brasil, os órgãos de vigilância da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) estão em estado de alerta. Eles convocam a população a receber a dose de proteção contra essas variantes.

Ainda que não haja registros locais dessas novas sublinhagens, a Sesapi enfatiza a importância da prevenção e da vacinação como medidas cruciais para proteger a comunidade contra a disseminação dessas variantes já identificadas em outras regiões do país.

Vacinação 

A vacinação para a Covid-19, incluindo a dose de reforço, está disponível para pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidas acima dos 12 anos. O Ministério da Saúde emitiu novas diretrizes após a identificação de duas novas variantes da Covid-19 no Brasil: a JN.1 e a JG.3.

Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no edifício garagem do Teresina Shopping, na zona Leste. O horário de funcionamento varia: no Teresina Shopping, das 13h às 19h, e nas UBSs, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. É necessário ter recebido a dose inicial da vacina há, pelo menos, seis meses para ser elegível ao reforço.

Documentos necessários 

Para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Teresina, é necessário apresentar alguns documentos essenciais. Os requisitos para o processo de imunização incluem: documento de identificação com foto, comprovante de residência, cartão de vacinação e o registro da dose inicial da vacina bivalente.

Comente