Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mais de 3 mil crianças estão com a segunda dose da vacina contra a dengue em atraso em Teresina

Pais devem levar filhos às unidades de saúde para completar a imunização.


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina alertou que mais de 3.100 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão com a segunda dose da vacina contra a dengue em atraso. A situação preocupa, já que a proteção completa contra o vírus só é alcançada após a aplicação das duas doses.

Segundo o esquema definido pelo Ministério da Saúde, a vacina é aplicada em duas etapas, com 90 dias de intervalo. Em Teresina, cerca de 57 mil pessoas fazem parte do público-alvo. A FMS já aplicou mais de 13 mil primeiras doses, mas a adesão à segunda aplicação ainda está abaixo do esperado.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilCampanha de vacinação.
Campanha de vacinação.

Para regularizar a situação, os responsáveis devem procurar uma das unidades de saúde da capital levando documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação. Quem teve dengue recentemente deve aguardar seis meses antes de tomar a vacina.

A imunização contra a dengue é considerada uma das principais formas de reduzir casos graves e hospitalizações. O alerta da FMS é para que os pais fiquem atentos ao calendário e evitem atrasos que podem comprometer a proteção oferecida pela vacina.

Comente