Hospital Infantil renova esperança de mães de crianças com paralisia cerebral
A cirurgia faz parte do Programa de Espasticidade Infantil do Piauí.
O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), referência nacional no tratamento da espasticidade infantil, realizou a cirurgia de rizotomia em duas crianças, um procedimento minimamente invasivo voltado para alívio da dor causada por degeneração das articulações que estão localizadas na parte posterior da coluna.
A cirurgia faz parte do Programa de Espasticidade Infantil do Piauí. O programa já beneficiou 118 crianças desde 2020. A mãe de uma das crianças beneficiadas relatou sobre o procedimento e que vai ser uma melhora de vida para o filho.
“Descobri que o Ravi tinha paralisia, quando ele tinha nove meses de vida. A partir daí demos início ao tratamento e hoje ele está fazendo a cirurgia de rizotomia, que eu creio que vai ser uma melhora de vida para o meu filho. Fazer a cirurgia hoje é um privilégio e um presente que Deus está me dando”, declara Fabíola Paiva, mãe do Ravi Lucca, de 3 anos.
O diretor do Hospital Lucídio Portella, Ribamar Bandeira, destaca a importância do apoio multidisciplinar para alcançar os melhores resultados.
"Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificados em diversas áreas, trabalhando em conjunto para fornecer o melhor cuidado possível para cada criança", disse.
O Programa de Espasticidade Infantil do Piauí oferece tratamento com equipe multiprofissional com abordagem transdisciplinar, por meio de opções terapêuticas com evidências científicas, como exemplo, a toxina botulínica e cirurgias - quando necessário. Mais do que apenas tratar os sintomas, o programa se concentra em promover a independência e a qualidade de vida das crianças atendidas.