Hospital Getúlio Vargas retoma Programa de Varizes após ajustes exigidos pelo CRM
Programa de Varizes nesta segunda-feira (17).
O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, retomará o Programa de Varizes nesta segunda-feira (17), após ajustes exigidos pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). O programa havia sido suspenso por determinação do órgão, que identificou irregularidades graves durante uma fiscalização.
A decisão de suspender o mutirão foi tomada em reunião plenária do CRM-PI, que apontou falhas como a falta de um coordenador técnico com Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), prontuários incompletos e a ausência de contrato com um hospital de retaguarda para emergências. Além disso, o Conselho identificou infrações ao Código de Ética Médica e às resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Durante a fiscalização, foram constatadas outras irregularidades, como a realização dos procedimentos em um ambiente inadequado, sem privacidade para os pacientes, e a falta de equipamentos essenciais para emergências, como um cardioversor.
O CRM-PI também criticou o fato de o mutirão oferecer apenas escleroterapia com polidocanol como tratamento, sem apresentar alternativas aos pacientes, o que aumenta os riscos de complicações como trombose e embolia.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que tomou conhecimento da fiscalização e prestará todos os esclarecimentos necessários ao CRM-PI. O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Anderson Dantas, afirmou que, após reuniões com o Conselho, foram feitas as adequações necessárias para garantir a segurança dos pacientes. “Recebemos o parecer favorável e os atendimentos serão retomados a partir das 8h de segunda-feira”, disse.
A Sesapi agora reorganiza o cronograma para atender os pacientes que aguardavam o procedimento.
Segundo o superintendente de Gestão da Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo, a prioridade é evitar prejuízos para os pacientes afetados pela suspensão. “Estamos garantindo que todos sejam atendidos o mais rápido possível, de forma segura e dentro dos padrões exigidos”, afirmou.
O novo cronograma será divulgado em breve.