FMS adere à programa federal para agilizar acesso a especialistas
A iniciativa tem como objetivo ampliar o atendimento em cinco áreas.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou, nesta quarta-feira (30), a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo ampliar o atendimento em cinco especialidades: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia.
De acordo com a FMS, um sistema já foi adaptado para operar com as diretrizes do novo programa. A previsão é de que o atendimento especializado ocorra entre 30 e 60 dias após a consulta inicial. O prazo inclui consultas, exames e eventuais encaminhamentos para a Atenção Básica ou procedimentos cirúrgicos.

Segundo o presidente da Fundação, Charles Silveira, a expectativa é reduzir o tempo de espera e a burocracia no acesso aos atendimentos especializados.
“Esse prazo inclui consultas, exames e o encaminhamento necessário para o paciente: ou ser referenciado para Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”, informou.
A gerente de regulação ambulatorial da FMS, Lilian Luz, informou que o programa envolve unidades de saúde da rede municipal, estadual e federal que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do PMAE, a Fundação também aderiu ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), que visa acelerar a realização de cirurgias eletivas para pacientes já cadastrados em filas de espera para procedimentos de média e alta complexidade.