Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Covid: 5,6% da população, incluindo no Piauí, não se vacinou por medo, diz IBGE

Os dados apresentados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.


Cerca de 5,6% da população do Brasil, incluindo adultos e crianças a partir de 5 anos, ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 até o primeiro trimestre de 2023. O motivo mais comum para essa não imunização é o medo de reações adversas ou da aplicação da vacina, citado por mais de um terço das pessoas.

A falta de confiança na vacina também é um obstáculo significativo, mencionado por mais de um quarto dos entrevistados. Embora o Piauí tenha uma das maiores taxas de vacinação do país, em torno de 96,7%, os desafios persistem.

Foto: José CruzVacinação.
Vacinação.

Além dos desafios relacionados à vacinação, a pesquisa revelou que aproximadamente 21% da população do Piauí teve Covid-19 confirmada, com uma proporção maior entre os adultos. Adicionalmente, os dados apontam que pessoas não vacinadas apresentaram incidência de internação hospitalar até duas vezes maior do que as vacinadas, ressaltando a importância da imunização para prevenir casos graves da doença.

Outros resultados da pesquisa mostram que entre aqueles que tiveram Covid-19, quase 40% apontaram "cansaço ou fadiga" como o principal sintoma de longo prazo. Outros sintomas recorrentes incluem perda ou alteração de olfato e paladar, dor no corpo e problemas de memória ou atenção.

Os dados apresentados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, referentes ao primeiro trimestre de 2023 no estado do Piauí.

Comente