Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Vice Presidente Geraldo Alckmin confirma desejo de seguir como vice de Lula

Movimentos de outros partidos pela vaga não alteram expectativa de apoio do presidente.


O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB-SP), expressou sua intenção de continuar na chapa de Lula, caso o presidente busque a reeleição em 2026. A informação que destacou o movimento de outras legendas, como o MDB e o PSD, que têm interesse em ocupar o posto de vice.

O MDB cogita nomes como o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, além da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Já o PSD menciona o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, como opções para fortalecer a composição eleitoral.

Foto: Imagem: MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDOAlckmin tem desejo de continuar na vice presidência.
Alckmin tem desejo de continuar na vice presidência.

Aliados de Alckmin afirmam que ele conta com o apoio de Lula para a próxima eleição. Silvio Torres, um de seus principais assessores, destacou que o vice não tem interesse em outras funções e acredita que o presidente mantém a ideia de não mexer em uma fórmula vencedora: “Em time que está ganhando não se mexe”.

Para aliados do PSB, qualquer mudança na vice-presidência seria vista como uma ruptura política que poderia enfraquecer a união dentro da coalizão governista. Alckmin foi escolhido como vice para garantir uma ampla base de apoio que resultou na vitória de Lula em 2022.

Comente