Silvio Mendes toma posse pela terceira vez como prefeito de Teresina
Prefeito eleito promete melhorias na saúde, segurança e transporte público.
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), de 75 anos, será empossado nesta quarta-feira (1º), às 11h, no Sesc Cajuína, zona Leste da capital. A cerimônia marca o início da nova gestão, que terá como vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), e também dá posse aos 29 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028.
Silvio Mendes foi eleito no primeiro turno com 239.848 votos, o que representa 52,19% dos votos válidos. Essa será a terceira vez que ele assume a Prefeitura de Teresina, depois de governar a cidade entre 2005 e 2010. Ele substituirá Dr. Pessoa (Republicanos) no comando da capital.
Planos para a gestão
Durante a campanha, Silvio destacou três áreas prioritárias: saúde, segurança e transporte público.
Saúde: O prefeito pretende reestruturar a rede pública, garantindo o abastecimento de medicamentos e insumos essenciais.
Segurança: Uma das promessas é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que vai coordenar a Guarda Civil Municipal e atuar em parceria com as forças estaduais.
Transporte: Silvio busca solucionar os problemas do transporte público na cidade, propondo mudanças para atender melhor a população.
Outras mudanças na Prefeitura
Silvio Mendes também anunciou uma reforma administrativa para tornar a gestão mais eficiente e econômica. Entre as medidas estão a reativação das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a criação de uma Secretaria de Assuntos Institucionais, que terá o papel de articular projetos e buscar recursos junto ao governo federal.
Trajetória de Silvio Mendes
Nascido em Campo Maior, no dia 31 de agosto de 1949, Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).
Sua trajetória na política teve início em 1993, quando foi convidado pelo então prefeito Wall Ferraz para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Silvio permaneceu no cargo por 12 anos, atravessando as gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, a convite do então prefeito Firmino Filho, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Teresina, pelo PSDB, e venceu a candidata Adalgisa Moraes Sousa.
Reeleito em 2008, Silvio deixou o cargo em 2010, após pouco mais de um ano e meio de mandato, para concorrer ao governo do estado, mas foi derrotado pelo então governador Wilson Martins. Em 2022, voltou à cena política em uma nova candidatura estadual, desta vez pelo PP, mas foi novamente derrotado, agora por Rafael Fonteles.
Silvio Mendes é casado com a médica neurologista Maria Inês Queiroz Mendes e pai de três filhas: Maria Carolina, Cristina e Tatiana. Ele também é avô de quatro netos: Letícia, Larissa, Silvio Neto e Vittorio.
Os vereadores que assumem seus mandatos em Teresina são:
- Aluísio Sampaio (PP)
- Ana Fidelis (Republicanos)
- Bruno Vilarinho (PRD)
- Carlos Ribeiro (PDT)
- Carpejanne Gomes (Podemos)
- Daniel Carvalho (MDB)
- Delegado James Guerra (Avante)
- Deolindo Moura (PT)
- Dudu (PT)
- Eduardo Draga Alana (PSD)
- Elzuila Calisto (PT)
- Enzo Samuel (PDT)
- Fernanda Gomes (Solidariedade)
- Fernando Lima (PDT)
- Gustavo de Carvalho (PT)
- Ismael Silva (PP)
- Joaquim do Arroz (PT)
- João Pereira (PT)
- Juca Alves (PRD)
- Lucy Soares (MDB)
- Luis André (PL)
- Petrus Evelyn (PP)
- Roncallin (PRD)
- Samuel Alencar (União)
- Tatiana Medeiros (PSB)
- Valdemir Virgino (PRD)
- Venâncio (PT)
- Zé Filho (PSD)
- Zé Neto (MDB)