Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Rafael Fonteles e Themístocles tomam posse como governador e vice do Piauí

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alepi Franzé Silva (PT).


A Assembleia Legislativa do Piauí empossou na manhã deste domingo (01) Rafael Fonteles (PT), como novo governador do Piauí e Themístocles Filho como vice-governador. A solenidade foi conduzida pelo presidente Franzé Silva (PT).

Rafael Fonteles e Themístocles Filho fizeram o juramento e logo em seguida foram empossados pelo presidente Franzé Silva. Em seu discurso, Fonteles agradeceu aos piauienses pela confiança em suas propostas e prometeu honrar o voto de cada cidadão.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseRafael Fonteles toma posse como governador do Piauí.
Rafael Fonteles toma posse como governador do Piauí.

“Nosso propósito é levar o Piauí para série A dos estados brasileiro. Vamos seguir em frente sem deixar ninguém para trás. Nós sonhamos com um Piauí grande, do tamanho das nossas capacidades e potencialidades, e com cada vez mais oportunidades para o nosso povo. Se Deus quiser e com a participação de todas e todos, vamos construir esse futuro com muita determinação e disciplina. É com esse espírito de se ajustar aos desafios dos novos tempos e mantendo as conquistas que nos trouxeram até aqui que tomamos posse como governador do Piauí, e reafirmamos o compromisso de trabalhar para oferecer soluções viáveis para os problemas e necessidades do nosso povo. Vamos unir desenvolvimento e justiça social”, prometeu o novo governador do Piauí.

Eleição

O candidato a governador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rafael Fonteles, foi eleito governador do Piauí no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos, o equivalente a 1.115.139 votos, a maior votação já obtida por um candidato no Estado.

Ele teve maioria de votos no interior e na capital, derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil), que obteve 41,62%.

História política de Rafael Fonteles

Rafael Tajra Fonteles, 37 anos, é Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ), concluído aos 21 anos, com obtenção de grau máximo (A).

Em janeiro de 2015 assumiu, aos 29 anos de idade, o cargo de secretário estadual da Fazenda do Piauí, a convite do então governador eleito Wellington Dias. Coordenou o programa de investimentos do governo estadual, denominado PRO Piauí, a partir de 2021. Permaneceu nos dois cargos até o dia 31 de março de 2022. 

Também presidiu o Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), por dois mandatos em 2019 e 2021, ambos eleitos por unanimidade. Deixou o cargo em março de 2022 para ser candidato a governador do Piauí. 

Rafael é casado com a médica Isabel Araújo e pai da Teresa, do Thomaz e da Elisa. Ele é filho do ex-deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que também é médico e matemático, e da enfermeira Nereida Tajra.

Comente