Rafael Fonteles anuncia projeto de hidrogênio verde com investimento de R$ 27 bilhões
O projeto terá uma capacidade de geração de 3 GW por ano.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nessa quinta-feira (20), a assinatura que autoriza a instalação do maior projeto de hidrogênio e amônia verde do mundo no litoral do estado. O projeto será liderado pela empresa Solatio e representa um investimento de R$ 27 bilhões.
O novo empreendimento, que será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, tem como objetivo atender à crescente demanda mundial por combustíveis sustentáveis, com foco principal nos mercados da Europa e Ásia. O projeto terá uma capacidade de geração de 3 GW por ano.

O ministro Geraldo Alckmin elogiou o empenho do governador Rafael Fonteles e destacou que este é o maior projeto já aprovado para uma ZPE.
"O Piauí está liderando o desenvolvimento no Brasil e este projeto simboliza um avanço notável na transição energética do país", afirmou Alckmin.
Agora, a instalação do projeto aguarda a análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo um passo essencial para a implementação desta ambiciosa iniciativa.