Piauí: Mais de 398 mil eleitores precisam regularizar seus títulos até 19 de maio
Quem não regularizar a situação poderá ter o título cancelado e enfrentar consequências.
No Piauí, mais de 398 mil eleitores ainda não regularizaram seus títulos eleitorais e têm até o dia 19 de maio de 2025 para resolver a pendência. Caso contrário, o título será cancelado, o que pode acarretar diversas consequências negativas, como a impossibilidade de votar nas próximas eleições, além de afetar outros serviços, como a obtenção de passaporte e participação em concursos públicos.
Nas últimas eleições municipais, o Piauí registrou 2.698.764 eleitores aptos a votar, mas apenas 2.299.837 compareceram às urnas, representando uma abstenção de 14,78% (398.927 eleitores). Agora, as pessoas que deixaram de votar e ainda não regularizaram a situação precisam tomar providências o quanto antes para evitar o cancelamento do título.

Como regularizar o título de eleitor?
O primeiro passo é verificar se o seu nome consta na lista de eleitores com pendências. Para isso, é possível consultar a relação disponível nos cartórios eleitorais de cada município ou acessar o Diário de Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Além disso, quem tem o e-Título instalado no celular recebeu uma notificação por meio do aplicativo.
Caso o nome esteja na lista, o próximo passo é comparecer ao cartório eleitoral da sua zona eleitoral. Ao fazer isso, o eleitor deve levar os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto (como RG ou CNH);
- O e-Título ou o título de eleitor impresso;
- Comprovantes de votação ou de justificativa eleitoral, se houver;
- Comprovante de dispensa de multa ou o pagamento da mesma, caso tenha sido necessário regularizar antes.
O que acontece se eu não regularizar?
Se o eleitor não regularizar a sua situação até a data estipulada, o título será cancelado. Isso significa que ele ficará impedido de votar nas próximas eleições e também poderá enfrentar dificuldades para realizar outras atividades, como obter passaporte, firmar contratos com o poder público, entre outros.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) explica que é fundamental que os eleitores busquem as informações atualizadas sobre os procedimentos de regularização. O órgão disponibiliza todos os detalhes sobre os prazos e as exigências para regularizar a situação no site oficial (www.tre-pi.jus.br), onde também constam os endereços dos cartórios eleitorais do estado.