Lei no Piauí cria campanha para conscientização sobre cuidados com idosos
A iniciativa visa promover reflexão e prevenção contra negligência familiar.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles sancionou uma Lei, instituindo a campanha "Idosos Órfãos de Filhos Vivos" no estado do Piauí. Seu objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados aos idosos, especialmente por parte de seus familiares.
A campanha será realizada anualmente em outubro, coincidindo com datas importantes para os idosos, como o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, celebrados em 1º de outubro. Durante a campanha, serão discutidas as consequências da negligência familiar e destacadas medidas preventivas.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) coordenará a iniciativa, que incluirá eventos, palestras e outras atividades educativas. A SASC buscará parcerias com empresas privadas para ampliar o alcance das ações e oferecerá suporte às famílias interessadas em cuidar de seus idosos.
O foco também estará na sensibilização de estudantes e profissionais de assistência social, visando fortalecer a rede de apoio aos idosos que não contam com familiares disponíveis para o cuidado.
A proposta é de autoria do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume e aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).