Carla Yáscar toma posse com meta de ampliar Defensoria no Piauí
Em cerimônia, defensora reafirma compromisso com os mais vulneráveis.
A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior foi empossada na manhã desta segunda-feira (31) para o segundo mandato como defensora pública geral do Estado do Piauí. A solenidade ocorreu no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, durante sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública.
No discurso de posse, Carla Yáscar destacou que o principal objetivo da nova gestão é ampliar a atuação da instituição no interior do estado. “O principal desafio, que é também a nossa principal meta, é continuar expandindo o serviço da Defensoria Pública para o interior do Estado, aumentando o número de defensores e defensoras, investindo em tecnologia para que consigamos maior produtividade”, disse.

A defensora enfatizou que a prioridade será estar mais próxima da população que precisa da instituição. “Nosso objetivo é sempre fortalecer a atuação da Defensoria, reafirmando nosso compromisso com a construção da cidadania, com o combate às desigualdades e com a promoção dos direitos humanos”, explicou.
Carla também confirmou que solicitou ao Governo do Estado a ampliação do orçamento da Defensoria. “Já apresentamos ao governador um projeto de expansão e vamos continuar trabalhando, dialogando com o Executivo e com o Legislativo para que a Defensoria tenha um orçamento que nos permita crescer, chegar mais longe e prestar um serviço cada vez melhor”, ressaltou.
Ela também mencionou avanços recentes, como a nomeação de 11 novos defensores e defensoras, e melhorias nas estruturas do interior do estado.
Valorização da carreira e menos dependência da advocacia dativa
A defensora também comentou sobre a valorização da carreira e o impacto de leis recentes, como a da “advocacia da ativa”. Segundo ela, a presença da Defensoria é o caminho para reduzir a dependência desse modelo.
“A valorização da carreira é essencial para termos mais presença e mais impacto junto à população. Quanto mais defensores tivermos nas comarcas, menos dependeremos da advocacia da ativa, que deve ser apenas subsidiária. A solução é termos a Defensoria onde o povo precisa”, concluiu.
Governador promete mais orçamento
Presente à solenidade, o governador Rafael Fonteles (PT) reafirmou o compromisso com a instituição. Segundo ele, a defensora vai contar com suplementações orçamentárias e condições para continuar ampliando a atuação da DPE-PI.
“A doutora Carla Yáscar cumpre muito bem seu papel e vai ter um mandato ainda melhor que o anterior. O orçamento já foi definido com a Assembleia, e a suplementação necessária será feita. Já combinamos isso com ela”, afirmou.
O governador também destacou que a meta é levar a Defensoria a todas as comarcas do Poder Judiciário. “Ela terá condições de nomear mais defensores e garantir a presença da Defensoria em todas as regiões do Estado. Num governo como o nosso, que prioriza os mais vulneráveis, o papel da Defensoria é ainda mais importante. Seja na segurança pública, seja em políticas sociais, a instituição tem estado ao nosso lado, garantindo que os direitos das pessoas mais necessitadas sejam respeitados”, finalizou.
Flash - Mateus Rocha