Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa no Piauí
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados judiciais, incluindo oito prisões temporárias.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) deflagrou na manhã desta quinta-feira (07), a operação 'Guarda-Costas', e cumpriu 14 mandados judiciais, incluindo oito prisões temporárias e seis buscas em Parnaíba. A ação tem como objetivo combater o crime organizado no litoral do Piauí.
De acordo com a polícia, as investigações, iniciadas em dezembro de 2023 após a prisão de um membro de organização criminosa e a apreensão de um fuzil em Parnaíba, foram fruto da colaboração entre FICCO e a Polícia Civil do Ceará.
Os trabalhos apontaram indícios de lavagem de dinheiro, com o uso de terceiros para registrar patrimônio proveniente de atividades criminosas.
Ainda de acordo com a polícia, o foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, nos termos da legislação penal.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).