Polícia Federal deflagra Operação contra abuso sexual infantojuvenil no Maranhão
A ação foi expedida pela Subsecção Judiciária de Parnaíba, na manhã desta terça-feira (14).
Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Federal iniciou a Operação 'Cosme e Damião', visando proteger vítimas de abuso sexual infantil ao combater crimes de armazenamento, difusão e comercialização de material com conteúdo sexual infantojuvenil pela internet. Em Araioses, no Maranhão, agentes da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão emitido pela Subsecção Judiciária de Parnaíba, no Piauí.
De acordo com informações da Polícia Federal no Piauí, a investigação revelou que o suspeito acumulou ao longo dos anos mais de dois mil vídeos e imagens contendo exploração sexual infantojuvenil. Até o momento, foram obtidos fortes indícios de sua autoria e da prática criminosa.
O indivíduo pode ser responsabilizado por posse e compartilhamento de material de violência sexual contra crianças ou adolescentes, com penas somadas de até dez anos de prisão, sem prejuízo de outros crimes que possam surgir durante a investigação.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, garantindo assim sua segurança e bem-estar. A prevenção é essencial para proteger as crianças e adolescentes dos perigos do abuso sexual.
Operação 'Cosme e Damião'
O nome da operação, Cosme e Damião, é uma referência aos médicos gêmeos que cuidavam e protegiam as crianças, sendo considerados santos protetores dos mais jovens, e é uma homenagem ao Maio Laranja. O Maio Laranja é uma campanha nacional que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o mês de maio, a cor laranja simboliza essa importante luta pela proteção dos jovens.