Piauí inaugura Central de Monitoramento Penal com capacidade para 5 mil pessoas
Novo espaço vai fiscalizar tornozeleiras eletrônicas e reforçar controle sobre apenados.
O Piauí inaugurou, nesta quinta-feira (20), uma nova Central de Monitoramento Penal em Teresina, ao lado da Penitenciária José de Ribamar Leite. O local tem capacidade para acompanhar até 5 mil pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas no estado.
O espaço será responsável por fiscalizar detentos do regime semiaberto e monitorar quem cumpre medidas judiciais, como agressores enquadrados na Lei Maria da Penha. De acordo com Rayana Moura, gerente de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Justiça, o sistema permite acompanhamento em tempo real. “Se alguém ultrapassa o limite determinado pela Justiça, a polícia e a vítima são avisadas imediatamente”, explicou.

Segundo o secretário estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto Souza, o monitoramento eletrônico pode reduzir o número de presos em regime fechado. “Pessoas que cometeram crimes de menor potencial, como furtos, podem ser acompanhadas sem precisar ficar presas”, disse. Atualmente, cerca de 800 detentos do semiaberto já usam tornozeleira no Piauí.
A nova central recebeu um investimento de R$ 2 milhões e deve reforçar o controle sobre os apenados, garantindo mais segurança para a população e o cumprimento das decisões judiciais.