Operação combate “grau” e manobras perigosas em Teresina
Polícia cumpre mandados contra suspeitos de direção arriscada e perturbação do sossego.
A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizaram, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Rolezinho, para combater manobras perigosas em motocicletas, conhecidas como “grau”, além de crimes como direção perigosa, adulteração de veículos e perturbação do sossego. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em bairros das zonas Norte, Leste e Sudeste de Teresina.
Os suspeitos foram flagrados diversas vezes trafegando em alta velocidade, empinando motos e desrespeitando regras de trânsito, colocando em risco motoristas, pedestres e moradores das áreas onde praticavam as infrações. Além disso, grupos organizavam algazarras em bairros residenciais, aumentando o número de reclamações e o sentimento de insegurança na cidade.

Justiça impõe restrições a investigados
Por determinação da Justiça, seis envolvidos deverão cumprir medidas restritivas para impedir novas infrações: recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h nos dias úteis e o dia todo nos fins de semana, uso obrigatório de tornozeleira eletrônica e proibição de tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, afirmou que essas ações são essenciais para reduzir o número de acidentes causados por essas práticas. “Essas manobras ilegais colocam a vida dos motociclistas em risco e também sobrecarregam os hospitais com vítimas de quedas e colisões. O objetivo é frear essas infrações e trazer mais segurança para a cidade”, disse o delegado.
A Operação Rolezinho faz parte de uma série de ações para combater crimes de trânsito e garantir mais segurança nas ruas. A SSP-PI reforça que a população pode denunciar práticas ilegais de forma anônima, ajudando no trabalho das forças de segurança.