Motorista é multado em R$ 18 mil por transporte ilegal de madeira no Sul do Piauí
O caso segue sob investigação para apuração da origem da carga.
Uma carreta que transportava 60 metros cúbicos de madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF) foi apreendida, nessa segunda-feira (28), durante uma blitz da Polícia Militar do Piauí, no município de Simplício Mendes. O condutor do veículo, que não teve a identidade divulgada, foi multado em R$ 18 mil por transporte irregular.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a carga saiu do estado do Pará com destino à Bahia. A fiscalização foi reforçada após a suspeita de irregularidade. A equipe de auditores da Semarh foi acionada e confirmou a ausência de documentação obrigatória para o transporte da madeira.

O motorista e a carga foram encaminhados à delegacia de Simplício Mendes pela Polícia Militar. A Semarh lavrou o auto de infração, além dos termos de apreensão do veículo e da carga. O gerente de fiscalização da secretaria, Mário Filho, informou que a ação foi realizada em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental.
A madeira apreendida será destinada à doação, conforme previsto na legislação ambiental vigente. O caso segue sob investigação para apuração da origem da carga e dos envolvidos no transporte irregular.