Irregularidades são encontradas em carvoarias de São José do Peixe
Fiscalização da Semarh identificou gado em áreas de manejo e divergência no estoque de carvão.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) identificou irregularidades em carvoarias e áreas de manejo florestal durante uma fiscalização no município de São José do Peixe, no Sul do Piauí. A operação, concluída nesta quarta-feira (14), teve como foco combater a exploração ilegal de madeira e carvão vegetal.
Entre os problemas encontrados, estão a presença de gado em áreas destinadas ao manejo florestal e o corte de árvores não previstas no plano autorizado. Também foi constatada diferença entre o volume de carvão estocado e o informado no Documento de Origem Florestal (DOF), sistema que registra a produção legal.

Segundo o gerente de Fiscalização da Semarh, Mário Filho, em um dos locais fiscalizados havia mais carvão do que o declarado. Ele explicou que os dados coletados passarão por análise detalhada e, caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão ser penalizados.
O secretário da Semarh, Feliphe Araújo, afirmou que o trabalho de campo é importante para garantir o cumprimento das leis ambientais. A operação em São José do Peixe foi a primeira do ano e integra uma série de ações que devem continuar em outras regiões do estado ao longo de 2025.