Homem é preso por maus-tratos a animais; 9 cachorros são resgatados
Os animais estavam enjaulados e um deles estava com o quadril quebrado.
Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso por maus-tratos a animais no povoado de Catiringa, zona Rural do município de União, a 60 km de Teresina. A prisão ocorreu na terça-feira (26) após denúncias de moradores locais.
Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), cinco cachorros estavam confinados em uma jaula, outros dois em outra, um estava amarrado, e um último estava com o quadril quebrado. O proprietário justificou que o cão ferido havia sido atropelado por um motociclista e que soltava os cachorros apenas durante a noite para proteger a residência, mantendo-os presos durante o dia para evitar que atacassem outros animais, como galinhas, ovelhas e porcos, que também eram confinados durante a noite.
Além das condições de confinamento inadequadas, a equipe não encontrou comida ou água disponível para os animais. O homem foi levado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.
A pena pelo crime de maus-tratos a animais pode variar de três meses a um ano de prisão, além de multa. Atualmente, há projetos de lei em tramitação que buscam aumentar a pena para um período de um a quatro anos de detenção.