Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

VÍDEO: luz misteriosa nos céus do nordeste do Brasil provoca curiosidade

A queda do fragmento deixou um rastro luminoso e chamou atenção de moradores.


Vídeos intrigantes de uma luz percorrendo o céu em várias cidades do Nordeste do Brasil ganharam destaque nas redes sociais na noite da última sexta-feira (22), despertando curiosidade e até mesmo certo receio entre muitos espectadores.

O fenômeno foi testemunhado por moradores na cidade de Campo Grande do Piauí, situada na região do Vale do Gurgueia, ganhando grande repercussão nas redes sociais no estado do Piauí.

Veja o vídeo:

Segundo informações da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os objetos avistados correspondem a resíduos espaciais e possuem características típicas de detritos provenientes de um foguete chinês.

"Análises preliminares indicam que se trata da reentrada da etapa superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China", divulgou a Bramon.

O que são os detritos espaciais?

Em uma entrevista ao Correio Piauiense, o professor de física Adriano Amaranes esclareceu que "O lixo espacial é composto por detritos deixados por atividades espaciais, como satélites desativados, estágios de foguetes e fragmentos de colisões anteriores. Esses detritos orbitam a Terra em diferentes altitudes e velocidades, representando um risco para as futuras missões espaciais", destacou. 

Amaranes também destacou que por vezes, as pessoas conseguem avistá-los devido à refração da luz solar sobre esses objetos metálicos em órbita, tornando-os visíveis a olho nu durante certas condições de iluminação e ângulos de observação.

Esse evento suscitou debates sobre a gestão do lixo espacial e a necessidade de monitoramento contínuo para mitigar possíveis riscos à exploração espacial futura.

Comente