Soldado da PM-PI será a primeira representante do estado em intercâmbio nos EUA
Isabele está lotada na Patrulha Cidadã da PMPI, enxerga nesse intercambio.
A soldado da Polícia Militar do Piauí, Isabele Moreira, foi selecionada para representar o Nordeste em um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. O intercâmbio, com duração de sete semanas, acontecerá em Nevada e tem como objetivo principal o aprimoramento das técnicas de segurança, com foco especial na participação feminina na área.
O processo de seleção, conduzido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, envolveu critérios como domínio do inglês, participação ativa em eventos sociais e formação acadêmica. Isabele teve seu currículo aprovado e passou por uma entrevista online em inglês com o consulado americano.
“Eu passei por um processo seletivo, mandei o meu currículo e aí olharam as qualidades que o certame exigia, como por exemplo, participação em eventos na sociedade. Eu já fui membro de grupos que faziam ações de caridade, eles analisaram isso e os estágios que eu já fiz na minha área jurídica e aí selecionaram pela parte curricular de primeira. Em seguida, fui selecionada para fazer uma entrevista com o consulado americano em inglês. Estou muito feliz pela oportunidade em adquirir conhecimentos e representar a PMPI e o meu estado”, explica Isabelle.
Como soldado da PMPI, Isabele traz consigo não apenas a experiência profissional, mas também a perspectiva feminina no serviço de segurança. Sua participação no programa de intercâmbio representa não apenas um avanço individual, mas também uma valorização da presença feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens.
"Essa oportunidade não apenas me permitirá aprimorar minhas habilidades de segurança, mas também contribuirá para a representatividade feminina na área. Será uma experiência enriquecedora", afirmou Isabele.
O tema do intercâmbio deste ano,"Os limites legais aplicados no serviço público (Rule of Law in Public Service)", destaca a importância da aplicação de leis e regulamentos no serviço público. Isabele vê no intercâmbio uma oportunidade não apenas de aprender, mas também de compartilhar experiências e fortalecer as técnicas de segurança no estado do Piauí.
O programa Susi Program representa uma oportunidade única para Isabele e para a Polícia Militar do Piauí, destacando a importância da participação feminina no serviço de segurança e promovendo a igualdade de gênero em uma área historicamente dominada por homens.
Com informações da Polícia Militar do Piauí.*