Site da UFPI é hackeado com mensagens de ódio e críticas ao Governo Federal
Estudantes são surpreendidos ao tentar acessar a página da universidade.
Na manhã desta quarta-feira (08), o site da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi alvo de um ataque virtual. Os estudantes que tentaram acessar a página foram surpreendidos por mensagens de ódio e críticas ao Governo Federal, acompanhadas da foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o título “UFPI HACKED” e assinado pelo suposto autor do crime virtual, “tr4shindex”, o site continha mensagens agressivas e palavrões. Os hackers ainda questionaram sobre a senha do administrador do site e sobre o backup público.
Ao Correio Piauiense, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPI informou que o site foi retirado do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo coletados por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais para investigação do hackeamento e responsabilização dos autores.
"A UFPI lamenta o ocorrido, esclarece que preza pelos princípios democráticos, respeita manifestações pacíficas por meios legais e desaprova qualquer ação dessa natureza".
O site permanecerá temporariamente fora do ar para os procedimentos cabíveis.
Confira a nota completa na íntegra:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que detectou, nesta manhã de quarta-feira (08), postagem irregular e indevida no site da Instituição. Imediatamente, a página foi retirada do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo colhidos por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais competentes para investigação de suspeita de hackeamento e responsabilização dos autores do ato.
A UFPI lamenta o ocorrido, esclarece que preza pelos princípios democráticos, respeita manifestações pacíficas por meios legais e desaprova qualquer ação dessa natureza.
Informa, ainda, que o site estará temporariamente fora do ar para cumprimento das providências necessárias. Solicita a compreensão da comunidade acadêmica até o restabelecimento do serviço.