Silvio Mendes questiona subsídio de R$ 4,75 mi ao transporte público de Teresina e anuncia fiscalização
O prefeito critica acordo judicializado, considera tarifa de R$ 9,80 inviável.
A Prefeitura de Teresina destina mensalmente R$ 4,75 milhões em subsídios para o transporte público da capital, mas o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) questionou o valor durante reunião nesta segunda-feira (27).
O gestor afirmou que o acordo com as empresas de ônibus, firmado por gestões anteriores, está judicializado e pode ser inferior ao montante atual.
“Já pagamos R$ 4,75 milhões todo início de mês. Mas a pergunta é: esse realmente é o valor? Temos certeza de que a dívida é menor do que o alegado. Os fatos precisam ser apresentados com transparência, e isso será divulgado à população”, declarou Mendes.
A tarifa de ônibus em Teresina está congelada há mais de cinco anos. Atualmente, a passagem inteira custa R$ 4,00 e a estudantil, R$ 1,35. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) estimou um valor de R$ 9,80 como necessário para cobrir os custos, mas o prefeito considerou a cifra inviável. “É preciso encontrar uma tarifa que a população possa pagar. Isso será debatido com o TCE, o Ministério Público, a Câmara Municipal e as lideranças comunitárias. Não tomaremos uma decisão unilateral”, garantiu.
O prefeito também destacou que haverá uma fiscalização mais rígida do sistema de transporte coletivo, que, segundo ele, enfrenta problemas graves de gestão. “Estamos pagando até por ônibus que circulam vazios. A prefeitura vai monitorar a distância percorrida e quantos passageiros utilizam o serviço. Prometo que isso será fiscalizado”, afirmou.
O superintendente da Strans, Carlos Daniel, informou que a fiscalização já é realizada de forma eletrônica e complementada por 51 fiscais em campo. Além disso, estações de integração estão sendo limpas e serão recuperadas, com reforço na segurança por meio de convênios com as forças policiais.
Para o engenheiro Antonio Santana, responsável pelo Plano Diretor do Sistema Viário, a reconstrução do transporte público é um desafio urgente. “A frota caiu, e a população procurou outras alternativas de deslocamento. Nosso objetivo é recuperar a credibilidade do sistema e atrair os usuários de volta”, concluiu.