Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Silvio Mendes anuncia 489 câmeras em avenidas e compra de novos ônibus

As mudanças começam em 2025 e visam melhorar segurança e mobilidade nas vias da cidade.


A partir de 1º de janeiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Teresina vai implementar uma série de mudanças no trânsito da cidade. O prefeito eleito Silvio Mendes anunciou a instalação de 489 câmeras de monitoramento nas avenidas e a compra de novos ônibus. Além disso, as 590 paradas de ônibus passarão por reformas.

A revisão das faixas exclusivas para ônibus, motos e táxis está prevista, com a regulamentação do uso das faixas por carros de aplicativos. As faixas para ciclistas também terão mudanças, com a implementação de novas sinalizações para melhorar o tráfego.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseAvenida Marechal Castelo Branco.
Avenida Marechal Castelo Branco.

Outra medida será a adoção do sistema de “onda verde”, que permitirá a passagem contínua de veículos em horários específicos, sem a necessidade de parar nos semáforos.

Durante o período das 23 horas até as 5 horas, as ruas sinalizadas terão semáforos piscando na cor amarela, e não haverá multas nos cruzamentos, desde que a velocidade permitida seja respeitada. As faixas exclusivas para ciclistas serão restritas até as 21 horas, permitindo o estacionamento de carros depois desse horário.

Para aumentar a fiscalização, a Prefeitura de Teresina também planeja a instalação de novos equipamentos de controle e monitoramento, além de maior colaboração com as forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, para ações preventivas e repressivas contra crimes no trânsito.

Em caso de acidentes, os motoristas deverão ligar para o número (118) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) quando não houver vítimas com lesões corporais, e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) (192) ou a Delegacia de Acidentes quando houver vítimas. 

As mudanças são uma resposta ao aumento de acidentes registrados em 2024, que resultaram em 3.013 ocorrências com danos materiais e 46 mortes.

Uma reunião também será realizada com as empresas de ônibus para discutir a retomada da prestação de serviços à população.

Comente