Seca extrema faz Governo Federal reconhecer emergência em 16 cidades do Piauí
Municípios podem pedir recursos da Defesa Civil para ações de socorro e enfrentamento à estiagem.
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 16 cidades do Piauí por causa da seca e da estiagem. A portaria nº 3.120, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como distribuição de água, recuperação de reservatórios e apoio a famílias atingidas pela seca.

O Piauí é o estado mais afetado do Nordeste, segundo o governo federal. Em setembro, o governo estadual já havia decretado situação de emergência em 119 municípios, válida por 180 dias. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), o estado enfrenta a pior seca dos últimos sete anos, provocada pela irregularidade das chuvas desde o fim de 2024.
As cidades piauienses reconhecidas pela nova portaria são: São Luís do Piauí, Palmeira do Piauí, Bonfim do Piauí, Caridade do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, São José do Piauí, Tamboril do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Itaueira, Jurema, Dom Expedito Lopes, Corrente, Massapê do Piauí, Santa Luz, Buriti dos Montes e Vera Mendes.