Saiba como 9 presos perigosos fugiram da penitenciária de Altos
Segundo a Polícia Militar, no total, 12 presos fugiram, mas três deles foram recapturados.
O Correio Piauiense teve acesso com exclusividade ao relatório da Polícia Militar do Piauí sobre a fuga de 9 presos de alta periculosidade da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis ocorrido na madrugada desta sexta-feira (13), no município de Altos, região metropolitana de Teresina.
No documento, os policiais que atenderam a ocorrência relataram que os detentos usaram uma corda feita com lençóis para escalar o muro da penitenciária de nível alto de segurança e fugir do local.
Segundo o relatório da PM-PI, no total, 12 detentos conseguiram sair das celas por volta das 00h51, ter acesso ao pátio, montar uma corda de pano e escalar o muro do prédio no lado oeste e se evadir. Com a ação rápida dos PMs e Policiais Penais, três dos fugitivos foram recapturados minutos após a fuga.
Os outros nove presos, rapidamente correram para um matagal que fica ao redor da penitenciária e empreenderam fuga na mata. Mesmo após 12h de diligências dos agentes de segurança pública do Piauí ninguém foi recapturado.
A principal suspeita levantada pela investigação é que os presos conseguiram ter acesso ao pátio após quebrarem os cadeados da cela.
Segunda fuga em menos de 15 dias
Essa é a segunda fuga no sistema penitenciário do Piauí em menos de 15 dias. No dia 31 de dezembro de 2022, 12 detentos fugiram da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba. Dois deles já foram recaputrados pela PM, em Esperantina-PI.
Confira a lista dos nove fugitivos:
Victor Eduardo Rocha de Brito
Samuel Cruz dos Santos
Paulo Lima Coelho
José Nascimento dos Santos
Lucas Sotero de Sousa
José Edgar Nogueira da Silva
Isaquiel Denis Soares de Morais
Francisco Wederson França Lopes
Bruno Nakayama Carvalho Rodrigues
Veja a nota da Sejus:
NOTA
A Gerência da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, a antiga CDP de Altos, informa que 9 presos empreenderam fuga na madrugada desta sexta-feira (13) da unidade penal. As forças de segurança do Estado estão em diligências para as recapturas dos presos.