PRF registra 125 casos de direção perigosa no Piauí em 2024 e alerta para riscos
O número já supera todos os casos registrados ao longo de 2023.
Ultrapassagens arriscadas, manobras bruscas e alta velocidade são exemplos de direção perigosa que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres. Esses atos fazem parte de uma série de flagrantes que quase diariamente acontecem nas rodovias federais que cortam o Piauí. Na tarde desta quarta-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um balanço que mostra que, somente em 2024, 125 condutores foram flagrados cometendo esse tipo de crime de trânsito.
Segundo o órgão, o número já supera todos os casos registrados ao longo de 2023. A instituição reforça que a direção perigosa é crime previsto no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da infração, a prática pode resultar em acidentes graves ou fatais.
Em situações com vítimas, o motorista pode ser indiciado por homicídio culposo ou dolo eventual, com penas que chegam a oito anos de prisão, dependendo das circunstâncias do acidente.
Para evitar situações de risco e preservar vidas, a PRF orienta os motoristas a manterem uma velocidade compatível com a via, respeitar a sinalização, evitar ultrapassagens perigosas e manter a atenção total ao volante. Além disso, práticas como não dirigir sob efeito de álcool e manter a revisão dos veículos em dia são essenciais para um trânsito mais seguro.