Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí reduz desmatamento em 8,3% e se destaca no Cerrado e Nordeste

Relatório do MapBiomas de 2023 revela redução significativa e aumento nas ações de fiscalização.


O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil de 2023, divulgado nesta terça-feira (28) pelo MapBiomas, mostra que o Piauí teve uma redução de 8,3% no desmatamento total, destacando-se entre os estados do bioma Cerrado e do Nordeste.

Entre os estados com vegetação nativa no bioma Cerrado, o Piauí foi o único a reduzir o desmatamento, com uma diminuição de 15%. No Nordeste, apenas o Piauí e Pernambuco conseguiram reduzir esses índices.

Foto: Reprodução/ AscomPiauí reduz desmatamento em 8,3% e se destaca no Cerrado e Nordeste.
Piauí reduz desmatamento em 8,3% e se destaca no Cerrado e Nordeste.

O diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), Felipe Gomes, destacou que a redução é ainda maior, de 19,12%, quando se cruzam os dados do RAD com as Autorizações de Supressão Vegetal (ASV) emitidas pela Semarh, considerando apenas os desmatamentos ilegais.

O relatório também destacou que o Piauí teve o maior aumento percentual de atuação em áreas sob alertas de desmatamento. Em 2023, cerca de 57% do desmatamento identificado no estado estavam autorizados ou foram embargados pela Semarh, elevando o Piauí da última para a 11ª posição no ranking nacional de atuação sobre alertas de desmatamento.

Dados da Semarh indicam que em 2023 foram embargados 93.149 hectares, um aumento de mais de 250% em relação a 2022. O Piauí foi o estado com maior quantidade de embargos e autorizações de supressão vegetal na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no Nordeste.

Felipe Gomes mencionou que a Semarh está implementando novas estratégias para consolidar a redução do desmatamento em 2024, como o aumento da equipe de fiscalização, validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como condição para emissão da ASV, vinculação dos embargos ao CAR e aperfeiçoamento do sistema de embargos e autuações remotas, baseado no modelo do estado de Goiás.

Em 2023, o Brasil teve um desmatamento total de 8.558.237 hectares de vegetação nativa, com 60% ocorrendo no Cerrado. Comparado a 2022, houve um aumento de 67,7% no desmatamento total no país. No MATOPIBA, região que inclui o Piauí, o desmatamento aumentou 59% em relação ao ano anterior.

Comente