Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí adere ao uso de câmeras corporais para agentes de segurança

Objetivo é garantir mais transparência e segurança nas ações policiais.


O Piauí aderiu ao programa de câmeras corporais para policiais militares, civis, penais e bombeiros. A medida foi oficializada nesta quarta-feira (19) pelo vice-governador Themístocles Filho, durante solenidade no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar.

A tecnologia será usada para registrar abordagens e outras ações policiais, com o objetivo de aumentar a transparência e a segurança tanto para os agentes quanto para a população. O uso das câmeras será obrigatório em 16 situações específicas e que o descumprimento das normas poderá levar a punições para os policiais.

Foto: Divulgação/ AscomPoliciais militares do Piauí.
Policiais militares do Piauí.

Além das câmeras, o governo também assinou a adesão ao Programa de Uso da Força, que prevê treinamento para os profissionais de segurança, seguindo os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Outra mudança será a criação de um programa de assistência psicológica para os agentes, garantindo suporte emocional e profissional.

De acordo com a secretária da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, os dispositivos seguirão as regras do Ministério da Justiça e que o estado poderá adquirir mais câmeras conforme a necessidade. 

Para o vice-governador Themístocles Filho, a iniciativa fortalece a confiança da população e garante mais segurança também para os agentes. “O policial, ao realizar uma abordagem, sabe que está sendo filmado, e isso traz mais transparência tanto para a polícia quanto para a população”, disse.

Comente