PI tem previsão de fortes chuvas e queda de granizo nas próximas horas
As chuvas e o granizo podem ocorrer em qualquer região, segunda a Sala de Monitoramento.
Nas últimas 24 horas, o Piauí registrou chuvas intensas em várias cidades, e a previsão é de mais precipitações nos próximos dias, com possibilidade de granizo em algumas regiões. Em Teresina, a medição do pluviômetro da Chesf registrou 19mm de chuva, enquanto o INMET apontou 22,1mm.
Outras cidades também apresentaram volumes elevados, como Floriano (63mm) e Uruçuí (39mm), e a previsão é de que as chuvas se intensifiquem no fim de semana.
A previsão indica que as chuvas devem continuar em Teresina no domingo (08), segunda-feira (09) e terça-feira (10), com boas chances de precipitação. Em Picos, também são esperadas chuvas isoladas, especialmente nesta sexta-feira (06).
A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) destacou que a previsão inclui a possibilidade de granizo, um fenômeno mais comum no início da estação chuvosa, quando a umidade do ar se encontra com temperaturas ainda altas, gerando pedras de gelo que podem cair.
As chuvas e o granizo podem ocorrer em qualquer região, mas ontem (06) foram registrados episódios de granizo em Acauã e Paulistana.
Os fenômenos responsáveis pelas chuvas no estado são o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Alta da Bolívia, que continuam afetando as condições atmosféricas no Piauí.
Cuidados durante a chuva e granizo
Com a previsão de chuvas intensas e granizo, é importante que a população tome cuidados para evitar acidentes. Durante a chuva, evite transitar por ruas alagadas e não se abrigue debaixo de árvores, que podem ser derrubadas.
Em caso de granizo, é fundamental buscar abrigo em locais fechados e proteger veículos estacionados. A SAMPECE recomenda atenção redobrada ao dirigir e cautela ao se expor ao tempo, especialmente em regiões com maior risco de tempestades.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.