Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

O significado do Natal: uma reflexão sobre esta data tão celebrada

Como todas as datas especiais que marcam o calendário, é importante saber o porquê da comemoração.


O Natal evoca diversos ícones, desde Jesus e Papai Noel até o peru e os pinheiros. No entanto, seu significado na cultura ocidental está profundamente enraizado em séculos de história e tradição. Este período convida à reflexão, transcendendo as compras e decorações típicas.

No seu cerne, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, uma figura central na fé cristã. Embora marque o início das festividades de fim de ano, sua essência vai além das trocas de presentes e festas.

Foto: Reprodução/ AscomNatal: Qual o significado da data que tantos comemoram?
Natal: Qual o significado da data que tantos comemoram?

Essa data simboliza, além das decorações festivas, a empatia, a generosidade e a solidariedade. É um momento para compartilhar momentos especiais com familiares, praticar a compaixão e estender a mão aos necessitados. Para muitos, é um lembrete para valorizar as pequenas alegrias da vida e cultivar sentimentos de gratidão. É um convite para renovar a fé e espalhar esperança por um futuro mais promissor.

Em uma entrevista ao Correio Piauiense, o Padre Gilberto Freitas, da Paróquia de Cristo Rei, ressalta que o Natal é um momento para renovar a fé e alimentar a esperança por um próximo ano mais promissor.

"Com essa fé renovada, surge a esperança por dias melhores. É um momento de gratidão a Deus pelo ano vivido. Isso engloba a gratidão, a fé e a esperança por um novo ano superior a este, marcado por desafios como dificuldades, violência, guerras e fome. É o momento de intensificar as preces e lembrar que Deus está conosco. A mensagem deste Natal é ter fé e alegria no Senhor e para o Senhor. Isso significa se abrir para os planos de Deus, deixando de lado os projetos pessoais, por vezes egoístas, e vivenciar o amor compartilhado e solidário", afirmou.

O pastor da Igreja Luterana de Teresina, Lindberg Alves afirma que o Natal é um momento de renovação também para as pessoas que se sentem perdidas, podendo ser guiadas pela luz.

"Cristo é a luz da vida, ele é a luz porque proporciona a nós, que trilhamos o caminho das trevas e agora trilhamos o caminho da salvação, o caminho da luz. A estrela que guiou os magos, os pastores, essa estrela continua nos guiando através da palavra. Pelas Sagradas Escrituras, nós somos chamados para relembrar e reviver o Natal. Neste dezembro, queremos novamente convocar a todos para ter comunhão cristã e vivermos alegremente na certeza de que Cristo é o caminho, a verdade e a vida".

Independentemente das crenças individuais, o Natal é um lembrete universal de valores essenciais: amor, paz e união. É um momento de ultrapassar diferenças e buscar a conexão humana que nos une.

O padre destaca ainda que, durante esta temporada festiva, devemos buscar significado não apenas nos presentes materiais, mas na essência que inspira o verdadeiro espírito natalino: a celebração do amor, da generosidade e da partilha.

Edição de texto - Luis Fernando Amaranes

Comente