Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Lagoa do bairro Nova Brasília passa por revitalização comunitária em Teresina

Projeto Viver+Teresina recupera espaço degradado e prepara parque com diversas opções de lazer.


A lagoa do bairro Nova Brasília, localizada na zona norte de Teresina, está passando por um processo de revitalização comunitária que promete transformar o ambiente local. Por anos, a lagoa estava abandonada, coberta por aguapés e servindo como depósito de lixo. No entanto, a iniciativa liderada pelos moradores está mudando essa realidade. A ação faz parte do projeto Viver+Teresina.

Para reverter esse cenário, está sendo realizado um trabalho de limpeza e retirada dos aguapés, totalizando cerca de 6 mil m³ de material removido. Enquanto uma equipe atua na separação das plantas dentro da água, outra realiza a retirada utilizando retroescavadeiras. Os aguapés serão destinados à produção de adubo orgânico por meio do processo de compostagem, contribuindo para uma solução ambientalmente sustentável.

Foto: Ascom/SemplanViver+Teresina inicia limpeza de lagoa e destinará aguapés para compostagem.
Viver+Teresina inicia limpeza de lagoa e destinará aguapés para compostagem.

Segundo Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina, a iniciativa adota soluções inovadoras, como o sistema de compostagem implementado no canteiro de obras, utilizando os restos de alimentos dos trabalhadores. 

“Estamos dando uma destinação ambientalmente sustentável para esses aguapés. Já foram feitos testes que comprovaram sua eficiência no composto. É mais uma solução inovadora que adotamos nesta obra, já que implementamos. no canteiro, o nosso próprio sistema de compostagem utilizando o resto dos alimentos dos trabalhadores”, explica Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.

Além disso, troncos de árvores mortas encontradas no local foram reaproveitados como vasos para as plantas do jardim ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Além da recuperação ambiental, o projeto contempla a construção de um parque no entorno da lagoa. O espaço terá novas árvores, jardim, quadra poliesportiva, áreas para prática de tênis de mesa e futmesa, academias ao ar livre, quadra de areia, playground infantil e infraestrutura urbana, como bancos, lixeiras, iluminação e piso adequado. 

Comente