Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí registra previsão de chuvas intensas; 99 municípios em estado de atenção

A previsão aponta que o estado do Piauí enfrentará 24 horas de chuvas com forte intensidade.


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas intensas para o Piauí, com previsão de chuvas fortes até sexta-feira (07), em Teresina, Parnaíba, Piripiri e outros municípios do Centro-Norte e Norte do estado. Ao todo, 99 municípios estão em estado de atenção (amarelo), enquanto 88 estão em estado de alerta (laranja), devido à previsão de chuvas fortes e ventos intensos.

O que significam os alertas?

Aviso Amarelo (Estado de Atenção): Indica que há risco de chuvas de intensidade moderada a forte (entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de ventos fortes (60-100 km/h). A recomendação é que a população fique atenta à possibilidade de alagamentos e quedas de árvores. O alerta se aplica, principalmente, às regiões de planície litorânea, entre rios, cocais e carnaubais, como Teresina, Parnaíba, Piripiri e outras áreas do Centro-Norte e Norte do estado.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseFortes chuvas atingem Teresina e alerta amarelo é emitido para a região.
Fortes chuvas atingem Teresina e alerta amarelo é emitido para a região.

Aviso Laranja (Estado de Alerta): Representa o grau de severidade maior, com chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Existe risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é que os moradores evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e que, em caso de rajadas de vento, se abram em áreas seguras, longe de árvores e placas de propaganda.

Recomendações e Cuidados:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, já que há risco de quedas e descargas elétricas.
  • Desligue aparelhos eletrônicos, se possível, durante rajadas de vento.
  • Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A previsão aponta que o estado do Piauí enfrentará 24 horas de chuvas com forte intensidade, o que pode afetar áreas já vulneráveis a alagamentos e danos materiais. 

Comente