Fiéis celebram Domingo de Ramos como início da Semana Santa em Teresina
A data terá programação especial durante todo o dia com missas e retiro.
Uma entrada triunfal de Jesus Cristo: é assim que definem os fiéis católicos neste Domingo de Ramos (24), realizado como primeiro dia da Semana Santa. Hoje, Teresina ficou ainda mais verde com os Ramos espalhados pelas ruas da cidade e com um único propósito de celebrar a fé, união e marca a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Amélia Neres, professora aposentada e ministra de eucaristia, fala de como funciona esse período de triduo Pascoal. “Hoje celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, para que seja cumprida a profecia anunciada. Essa data abre o triduo Pascoal, que se inicia na quinta-feira santa e vai até a sexta-feira santa e no domingo é o dia da ressurreição do Senhor, concluindo a grande festa em que Jesus ressuscita dos mortos”, disse a ministra.
Segundo a Igreja Católica, as pessoas da região o receberam com mantos e com ramos das árvores para demarcar o caminho. As principais tradições católicas nesse dia são participar da Procissão de Ramos e colocar um ramo na porta de casa, para estar em sintonia e comunhão com a data.
O padre Paulo, do Santuário de São Francisco de Assis, localizado no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, informa como essa data impacta na vida dos católicos na Semana Santa.
“Na missa de hoje, em que representa definitivamente a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, quem aclama o Rei não são os inteligentes e de alto escalão, são os pobres que foram tocados pelas mãos misericordiosas do Senhor. Jesus, ele quis e desejou essa hora entrar em Jerusalém para dar a sua vida por todos nós e hoje o povo está jogando os ramos e dizendo: viva o filho de Davi, Hosana nas Alturas”, disse o pároco.
Programação
Hoje o Santuário de São Francisco de Assis tem missa três missas na igreja. Duas já aconteceram às 07h, 09h e devem acontecer mais uma às 19h, onde acontecerá uma procissão em comunidade vizinha, Santa Rita.
Na segunda-feira (25) - recolhimento do clero e a noite, missa dos Santos Óleos, onde todos os padres fazem a renovação das promessas sacerdotais.