Em um mês, Casa da Mulher Brasileira em Teresina realiza 400 atendimentos
Modelo integrado oferece serviços especializados para mulheres em situação de violência.
Após um mês de sua inauguração, a Casa da Mulher Brasileira em Teresina já registra 400 atendimentos pelo programa "Mulher Viver Sem Violência" do Ministério das Mulheres. O projeto oferece um modelo de atendimento humanizado e integrado, disponibilizando serviços jurídicos, psicológicos, de saúde, apoio à empregabilidade e acolhimento temporário em um único local.
Todos os setores da Casa da Mulher Brasileira trabalham de forma contínua, 24 horas por dia, incluindo fins de semana, oferecendo suporte especializado às mulheres em situação de violência. Os serviços disponibilizados incluem atendimento psicossocial, brinquedoteca, alojamento, guarda municipal Maria da Penha, vigilância e alimentação.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca a relevância da Casa da Mulher Brasileira como um marco no enfrentamento à violência de gênero, proporcionando às mulheres acolhimento e oportunidade de expressar suas demandas. “A Casa da Mulher Brasileira em Teresina é um marco no combate a violência contra a mulher. Nesse primeiro mês, foram realizados 400 atendimentos, com mais de 13 atendimentos diários. É um local onde há acolhimento, onde a mulher tem vez e voz”, destaca.
A coordenadora municipal, Larissa Bastos, expressa sua satisfação com os resultados dos primeiros 30 dias de atividade. “Avalio de forma positiva o número de atendimento da Casa da Mulher Brasileira. Creio que nos próximos meses, aumentaremos o número de atendimentos. Todos os setores trabalharam de forma exemplar, 24 horas por dia. Nós, como Prefeitura de Teresina, cumprimos com toda a nossa responsabilidade desde o dia da inauguração, e tenho certeza que a sociedade só ganha com esse enfrentamento à violência de gênero”, disse.
Localizada na Avenida Roraima, 2563, no Aeroporto, a Casa da Mulher Brasileira funciona como um ponto de referência para mulheres em busca de apoio, oferecendo atendimento integral e humanizado para aquelas que enfrentam diferentes formas de violência.
A unidade é coordenada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).