Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Dom Juarez: primeiro piauiense a tomar posse como arcebispo de Teresina

Emocionados, os fiéis participaram do grande momento preparado pela Arquidiocese de Teresina.


Com uma multidão de fiéis, diáconos e muita oração, o novo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa, tomou posse na tarde deste sábado (25), na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no Centro da capital. Dom Juarez Sousa é o primeiro piauiense a ocupar a catedral de Teresina e substituirá Dom Jacinto Brito.

A celebração eucarística da posse iniciou logo pela manhã, com uma carreata na BR-343, onde contou com a presença de membros dos mais diversos segmentos eclesiais que vieram dar as boas-vindas ao seu novo pastor.

Seguindo o rito da igreja católica, o novo arcebispo cumpriu agenda religiosa e concedeu um discurso aos jornalistas da cidade. No ato, o novo pastor afirma que vai servir com o coração aberto e manter a comunhão com os piauienses e que dará continuidade a missão que já vem sendo realizada.

“Eu tive a graça de ser missionário aqui na minha terra e é um privilégio ser isso aqui em Teresina. É aqui que quero manter comunhão com todos os piauienses. Isso é um desafio que outros fizeram antes de nós, não estamos começando do zero, continuando o trabalho, é assim o trabalho do missionário e reconheço o trabalho que os outros fizeram. O nosso desafio é cuidar daqueles que são nossos fieis e é por isso que nós estamos aqui”, disse.

Ele afirma ainda que é necessário criar uma sociedade fraterna baseada no amor e compaixão entre os fiéis. “É criar na verdade uma sociedade fraterna, igualitária, solidária baseado no amor e na misericórdia para que todos. Umas das minhas prioridades é ser missão, é realizar a minha missão e o chamado de Cristo”, concluiu.

Ao fim da tarde, o novo arcebispo participou de uma missa acolhida, onde foi recepcionado por vários fieis de todo o Piauí. Ao som de músicas católicas que falavam de amor e solidariedade, o novo pastor benzeu as pessoas com água benta.

Emocionada, a freira Benedita de Almeida, destacou que esse é um momento de renovação de fé. “Um momento muito rico, muito valioso de renovação da fé e testemunho de abertura para o novo para o diferente, sobretudo ele é um grande profeta. E que ele continue sendo o verdadeiro um grande profeta”, disse.

Dona Maria dos Santos, mesmo com dificuldades, ela não deixou de participar do momento religioso e participou com a companhia de sua filha que é ministra da igreja católica. Ela fala sobre a emoção de estar presente no local. “Muita animação, muita coisa bonita. Eu estava desejando assistir, vim com dificuldade mas estou aqui, está muito bonito. Valeu apena participar deste momento lindo”, explicou.

Durante o ato, várias personalidades estiveram presentes. O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destacou a importância desta cerimônia. “O povo de Deus de Teresina recebeu o novo arcebispo. Pela primeira vez, um piauiense vai comandar a igreja, e tem um homem de muita fé de muito trabalho social. Não tenho dúvida que ele fará muito pela igreja, assim como Dom Jacinto fez pelo povo da capital”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual, Franzé Silva (PT), reconheceu o trabalho evangélico do novo arcebispo. “Ele é piauiense que conhece de perto todo trabalho da igreja no Piauí. Isso vai com certeza fazer com que ele pastore seu rebanho de forma mais efetiva. Nós vemos com muita alegria e animação ele assumindo a diocese de Teresina”, disse.

Dom Juarez Sousa foi nomeado no dia 04 de janeiro de 2023 pelo Papa Francisco. Ele está substituindo Dom Jacinto Brito, que apresentou pedido de renúncia atendendo às determinações eclesiásticas que preveem o afastamento das atribuições de governo para bispos a partir de 75 anos de idade. 

Trajetória eclesial de Dom Juarez Sousa 

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.

O religioso tem bacharelado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, e é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália. Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.

Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras (PI) pelo Papa Bento XVI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade da diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.

Comente