Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

DNIT estuda construção de viaduto na rotatória da Avenida João XXIII em Teresina

Objetivo é melhorar o tráfego e reduzir congestionamentos na zona Leste da cidade.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está avaliando a possibilidade de construir um viaduto na rotatória da Avenida João XXIII, que dá acesso à Avenida Presidente Kennedy, em Teresina. O projeto busca otimizar o fluxo de veículos e aliviar os congestionamentos na região, especialmente após o rebaixamento da via na Ladeira do Uruguai, que aumentou consideravelmente o tráfego no local.

A principal proposta é a construção de um viaduto para quem trafega pela Avenida João XXIII e deseja acessar a Avenida Presidente Kennedy, permitindo que os motoristas não precisem passar pela rotatória. Para quem vem pela Avenida Presidente Kennedy e deseja acessar a João XXIII, no sentido Teresina – Altos, está previsto um rebaixamento.

Foto: Narcílio Costa/ Correio PiauienseAvenida João XXIII em Teresina.
Avenida João XXIII em Teresina.

Desafios e soluções para drenagem

Um dos maiores desafios do projeto será resolver o problema da drenagem das águas pluviais na área, especialmente no trecho que receberá o rebaixamento. O superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos destacou a necessidade de garantir que a água da chuva seja devidamente direcionada para a galeria da zona Leste. “Atopografia precisa ser analisada para garantir que conseguiremos fazer a drenagem de forma eficaz. Se tudo se confirmar, o problema estará resolvido”, afirmou.

Embora ainda não exista uma data definida para o início das obras, a previsão é de que a construção do viaduto e do rebaixamento leve cerca de dois anos para ser concluída. O DNIT informou que irá priorizar a execução dessas intervenções para reduzir ao máximo os impactos no tráfego diário da população.

Comente