Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina

O espaço contará com serviços de apoio psicossocial, jurídico e promoção de autonomia econômica.


Nessa sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, foi realizada a inaugração da primeira Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina. Ao todo, foram investidos R$ 5,4 milhões. 

A capital piauiense é a nona cidade brasileira contemplada com a Casa da Mulher Brasileira, que oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência, em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças. A Casa da Mulher conta com espaços adaptados para crianças, incluindo brinquedoteca e fraldário.

Foto: Reprodução/ AscomCasa da Mulher Brasileira em Teresina.
Casa da Mulher Brasileira em Teresina.

A Casa também oferece um alojamento de passagem, para abrigo de mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos, que corram risco iminente de morte, por até 48 horas.

Além do acolhimento, a CMB disponibiliza apoio psicossocial, atendimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAMs), Juizados Especiais, Ministério Público e Defensoria Pública. Há ainda ações voltadas para a promoção de autonomia e emancipação econômica.

Foto: Reprodução/ AscomInauguração da Casa da Mulher Brasileira em Teresina.
Inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Teresina.

A secretária de Políticas para as Mulheres de Teresina, Karla Berger, destaca a atuação da Prefeitura Municipal de Teresina no combate à violência contra a mulher com a construção dessa obra. “Eu já fui vítima da violência doméstica na minha juventude e eu achava naquela época que tinha que viver naquela situação, já que não existiam políticas públicas para aquilo e hoje a história é outra. Hoje a gente ajuda e acolhe”, afirma.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, comemora a inauguração da CMB em uma data tão especial. “Hoje é o Dia Internacional da Mulher, que tanto lutou para que houvesse mais igualdade e respeito. Nessa data tão especial, estamos inaugurando a Casa da Mulher Brasileira em Teresina. O poder executivo, legislativo e judiciário juntos para cuidar da mulher, se não trabalharmos integrados, não vai para a frente. Nós compramos o terreno e a prefeitura caminhou junto do governo federal para que esse momento acontecesse”, cita.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, esteve no evento e destacou a importância de levar a CMB para o resto do estado. "Um espaço onde a mulher pode se sentir poderosa, ter uma condição de atendimento digno. Vamos ter aqui o elo com Conselho da Mulher e outras entidades, o que garante uma diferença muito grande. Como política social é um passo muito grande para Teresina" avaliou Dias.  

Conforme informado pelo ministro Wellington Dias, outras cidades do Piauí, a exemplo de Parnaíba, serão contempladas com a Casa da Mulher.

Comente