Canal do São Francisco pode levar água a mais de 1 milhão no Piauí
Ideia é construir um canal que levaria água da Bahia para 26 cidades do Semiárido piauiense.
A promessa de levar água para o Sertão do Piauí deu um passo importante. O governo federal incluiu, no Novo PAC, o estudo que vai avaliar se é possível construir o Canal de Integração do Sertão Piauiense, projeto que pretende trazer as águas do Rio São Francisco até o Semiárido.
O estudo, chamado de EVTEAS, vai apontar se a obra é viável do ponto de vista técnico, econômico, social e ambiental. A publicação oficial saiu nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União.

A proposta é captar a água do Lago de Sobradinho, na Bahia, e levá-la até as bacias dos rios Canindé e Piauí, em uma rota que cortaria 26 cidades, 24 piauienses e duas baianas. Indiretamente, o canal pode beneficiar mais de 80 municípios, alcançando cerca de 1 milhão de pessoas que vivem nas regiões mais afetadas pela seca.
O projeto, conhecido como Eixo Oeste, ainda está em fase inicial, mas reacende o debate sobre a viabilidade de grandes obras hídricas no Nordeste e o impacto que elas podem ter na vida de quem depende da chuva para viver.