Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Banho seguro: mais de 20 cachoeiras e açudes serão monitorados no Piauí

A ação visa alertar os banhistas sobre os perigos associados às atividades de banho.


A partir do mês de março, mais de 20 cachoeiras e açudes em todo o estado do Piauí serão alvo de fiscalização intensiva como parte da campanha "Banho Seguro", promovida pela Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí.

O foco principal da ação é alertar os banhistas sobre os perigos e riscos associados às atividades de banho em locais naturais, especialmente durante períodos de chuva intensa, além de fornecer orientações preventivas para assegurar a segurança dos visitantes.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseCachoeira do Riachão, Parque Nacional de Sete Cidades.
Cachoeira do Riachão, Parque Nacional de Sete Cidades.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatiza que a campanha vai além da sensibilização do público-alvo, incluindo ações práticas como sinalizações e capacitação.

“A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, características de vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica o gestor.

Além das cachoeiras e açudes, a campanha "Banho Seguro" também abrangerá outras áreas de lazer e turismo aquático em todo o estado.

José Neto Monteiro, gestor da pasta do Turismo, destaca a importância dessa abordagem direcionada, ressaltando a necessidade de garantir a segurança dos turistas em locais reconhecidos pela sua beleza natural, como cachoeiras e açudes. “Nesse período, o fluxo de turistas aumenta nesses locais que, além de bonitos, são atrativos para a diversão. Porém, é preciso ter muita cautela com os riscos, por isso a importância de mantermos a campanha com ações de conscientização. O nosso objetivo é fazer com que os turistas curtam, apreciem nossas belezas, mas com segurança”, frisa.

Comente