Alerta para risco de choques elétricos: cuidados simples podem evitar tragédias
Professora morreu eletrocutada ao tocar em fio caído durante limpeza no quintal.
Evitar choques elétricos exige atenção dentro e fora de casa, especialmente em períodos de chuva ou durante atividades comuns, como limpezas e pequenos reparos. Especialistas alertam que acidentes desse tipo podem ser fatais e, na maioria das vezes, evitáveis.
No último domingo (23), uma tragédia chamou a atenção em José de Freitas, a 53 km de Teresina. A professora Celsa Maria Gomes da Silva, de 52 anos, morreu eletrocutada ao encostar em um fio de energia que estava caído no quintal da própria casa. Segundo testemunhas, o cabo pode ter se soltado durante a forte chuva do dia anterior.

A vítima usava uma vassoura com cabo de metal para fazer a limpeza do corredor quando sofreu a descarga elétrica.
Segundo a distribuidora responsável pelo fornecimento de energia no estado,Equatorial Piauí, é fundamental evitar locais abertos e se afastar imediatamente de fios caídos ou estruturas metálicas. O risco de choque é alto, principalmente quando há contato com água.
Na rua, cuidado redobrado
Quem estiver fora de casa durante uma tempestade deve procurar abrigo em locais seguros, como prédios e garagens. Árvores, marquises, campos de futebol e áreas alagadas devem ser evitadas, já que são pontos mais vulneráveis à queda de raios e cabos.
Fios caídos: mantenha distância
Em dias de chuva forte, a queda de cabos elétricos é um dos maiores perigos. Mesmo que pareçam inofensivos, esses fios podem estar energizados e causar choques fatais. A recomendação é não se aproximar e acionar imediatamente a concessionária de energia.
Dentro de casa também há risco
Em casos de alagamento, é importante desligar o disjuntor geral da casa, especialmente se a água atingir as tomadas ou os aparelhos estiverem próximos ao chão. Se a água estiver em nível alto, o ideal é sair do imóvel e solicitar a suspensão do fornecimento de energia até que tudo esteja seguro.
Inspeção após o temporal
Depois que a chuva passar, é importante chamar um eletricista para verificar se houve algum dano nas instalações da residência. Só um profissional pode garantir que é seguro religar os equipamentos e o sistema elétrico.