Adapi promove vacinação assistida em 600 propriedades rurais no Piauí
A meta é garantir imunização correta contra febre aftosa até o fim da campanha.
Durante a última Campanha de Imunização Contra a Febre Aftosa no Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) está realizando o serviço de vacinação assistida ou fiscalizada em aproximadamente 600 propriedades rurais.
A meta da Adapi é realizar o serviço em 1% das 59.410 propriedades do Piauí até 30 de abril, data de encerramento da campanha. O objetivo é garantir que a aplicação dos imunizantes seja feita de forma correta, conforme estabelecido pelo Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa.
A vacinação assistida, conduzida por técnicos do Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Adapi, supervisiona todo o processo de imunização em todo ou parte do rebanho de bovinos e bubalinos dos estabelecimentos selecionados.
Prioridade é dada às propriedades com maior movimentação de animais e próximas a frigoríficos, matadouros, parques de vaquejada ou em estradas com alto tráfego de transporte de animais. Com o Piauí prestes a ser considerado zona livre de aftosa sem vacinação a partir de 1º de maio de 2024, a cobertura vacinal precisa ser eficiente até o final da campanha.