Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos

A família do desenhista confirmou a triste notícia na tarde deste sábado (6).


O desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto, conhecido por criar personagens icônicos como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, faleceu aos 91 anos. A família do artista confirmou o a morte na tarde deste sábado (6). Ziraldo faleceu em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio, em paz, por volta das 15h.

Além de sua contribuição nas artes visuais, Ziraldo também se destacou como chargista, caricaturista e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim” nos anos 1960, um veículo importante na luta contra a ditadura militar no Brasil.

Foto: Foto: DivulgaçãoMorre desenhista e escritor Ziraldo
Morre desenhista e escritor Ziraldo

Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo foi o mais velho de sete irmãos e teve uma infância marcada pela leitura. Seu talento precoce foi evidente quando teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”. Iniciou sua carreira nas décadas de 1950 e 1960, trabalhando em diversas publicações como revistas e jornais, incluindo “A Cigarra”, “O Cruzeiro” e “Jornal do Brasil”. Foi nesse período que ele deu vida a personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

No entanto, foi na literatura infantil que Ziraldo deixou sua marca indelével. Em 1980, publicou seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, que se tornou um fenômeno editorial no Brasil.

Ziraldo deixa um legado imensurável nas artes brasileiras e continuará sendo lembrado por gerações como um dos grandes contadores de histórias e um defensor incansável da liberdade criativa.

Comente