Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Papa Francisco está em estado grave, médicos monitoram risco de infecção generalizada

O boletim deste sábado apontou que o Papa ficará internado por toda a próxima semana.


O Vaticano anunciou neste sábado (22) que o estado de saúde do papa Francisco é grave, após uma crise asmática prolongada. O Pontífice precisou receber oxigênio em alto fluxo.

"A condição do Santo Padre segue crítica e [...] ele ainda não está fora de perigo", informou o comunicado oficial. Na manhã deste sábado, Francisco sofreu uma crise respiratória intensa, o que demandou oxigenação suplementar.

Foto: Reprodução/InternetPapa Francisco
Papa Francisco

Além disso, o Papa teve uma queda significativa no nível de plaquetas e apresentou anemia, exigindo uma transfusão de sangue. O boletim médico mais recente, divulgado à tarde pelo Vaticano no horário de Brasília, indicou uma piora em relação ao dia anterior. Seu quadro permanece crítico e o prognóstico segue incerto.

Segundo a Santa Sé, apesar de ter passado uma noite relativamente estável, o Papa esteve mais debilitado ao longo do dia. "O Santo Padre continua consciente e passou parte do tempo sentado, porém mais frágil que ontem", afirmou a nota oficial.

Aos 88 anos, Francisco está internado há oito dias no hospital Gemelli, em Roma, após uma série de complicações respiratórias que já haviam sido observadas em aparições públicas recentes. Na última segunda-feira, médicos diagnosticaram uma infecção polibacteriana e, na quarta, confirmaram um quadro de pneumonia nos dois pulmões, o que levou à intensificação do tratamento devido à complexidade de sua condição clínica.

O primeiro boletim deste sábado também informou que, devido à sua saúde, o Papa não fará a tradicional saudação do Angelus na próxima segunda-feira, sendo divulgada apenas a mensagem oficial.

De acordo com um dos médicos responsáveis pelo seu tratamento, Francisco permanecerá hospitalizado "pelo menos por toda a próxima semana".

Comente