Luto no Futebol: Franz Beckenbauer morre aos 78 anos
Ídolo do Bayern de Munique, o jogador alemão foi um dos melhores zagueiros da história do futebol.
Franz Beckenbauer, considerado o maior nome da história do futebol alemão, morreu na noite de domingo, dia 07, aos 78 anos. A notícia veio a público após a família confirmar o óbito em um comunicado nesta segunda-feira (8). A causa da morte não foi revelada, apenas indicando que o ex-atleta morreu dormindo.
“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta” – diz a nota.
Quem foi Beckenbauer
O jogador alemão é considerado por muitos o melhor zagueiro de todos os tempos e virou referência para várias gerações da posição em todo o mundo. Além de ser um dos pioneiros nessa função ele também jogava como volante.
Jogando pela seleção alemã, o ídolo liderou a anfitriã na Copa do Mundo de 1974 e levou o país ao seu segundo título mundial, como capitão. Em 1990, o ex-zagueiro voltou a ganhar a Copa do Mundo. Desta vez, porém, como treinador da equipe, na Itália.
Pelo Bayern de Munique, Beckenbauer faturou, entre muitos títulos, um tricampeonato da Champions League (1973-74, 1974-75 e 1975-76).
O desempenho do alemão o levou a conquistar títulos Individuais, algo impensável nos dias de hoje para um zagueiro. O ex-jogador levou duas vezes a Bola de Ouro (1972 e 1976).
Após a aposentadoria, dos gramados, o treinou a seleção alemã, o Olympique de Marselha e o próprio Bayern de Munique, clube onde foi, também, presidente de honra.